Já sou vegetariano
Olá, amigo vegetariano! Nesta seção você encontrará um punhado de informações ultra-úteis para aprimorar seus hábitos e paradigmas sobre esse nobre sistema alimentar.
Antes de seguirmos, uma pergunta: você sabia que vegetariano não come soja? Se você mudou seus hábitos alimentares pensando que precisa substituir a carne, então fique feliz por descobrir que não precisa. Afinal, o que é ruim não se substitui: elimina-se! Na Índia, estima-se mais de 1 bilhão de vegetarianos, e lá não tem modinha de arroz integral, soja e outras bobagens geradas pelas manipulações das informações ocidentais. Como a Índia é um país essencialmente vegetariano, podemos dizer que eles são os nossos professores na questão culinária, e é inteligente aprendermos com eles. Conheça mais sobre a culinária indiana através de um excelente artigo chamado A melhor culinária do mundo, escrita por Joris Marengo em seu blog.
Durante os anos de 2011 e 2012 esta seção crescerá em tamanho de conteúdo, e depois, sempre mais! Você quer ajudar nessa construção? Sinta-se parte deste projeto. Demonstre seu interesse enviando um e-mail para colabore@uni-veg.org.
Participe da caixa de membros acima, deixe comentários abaixo, interaja com os amigos, junte-se a nós!
Se você mora em Porto Alegre, acesse esta lista de dicas de restaurantes enviadas pela vegetariana Lúcia.








Para quem gosta de doces, como eu, e de requinte, deixo o link de um blogue já premiado!
http://www.flagrantedelicia.com/
E saboreiem com muito prazer!…
[Responder]
Uni-Veg Reply:
Agosto 7th, 2009 at 15:35
É uma preciosa dica, Sonia! Toda a comunidade de leitores do Uni-Veg agradece
Este blog é realmente de requinte e digno de prêmio. Beijinhos!
[Responder]
raquel queiroz Reply:
Janeiro 3rd, 2012 at 10:36
Sonia, acompanho esse blog desde 2010, quando procurava uma receita de cheese cake na internet. As fotos são fantásticas e as receitas maravilhosas. Recomendadíssimo
[Responder]
Bom dia! gostaria de receitas vegan rapidas e baratas.Obrigada
[Responder]
marry Reply:
Março 8th, 2011 at 15:58
Sou vegetariana faz 30 anos, sou aposentada c/ 65 anos de idade mas….sinto-me com 18 anos,depois que me tornei vegetariana nunca estou cansada,sempre com disposiçao,quando digo que sou vegetariana pra alguem…as pessoas ficam admiradas e dizem que voce come??parece que existe so carne p/ se alimentar, pessoas ignorantes, depois de anos… o cheiro da carne me faz nojo.
Enfim,tenho muitas receitas adoro BERINGELAS, faço de todo o tipo:
Corta em fatias coloca em uma vasilha c/ agua e sal.poe em uma chapa e grelha, c/ pouco azeite por cima.Tambem adoro BATATAS,descasca corta em rodelas grossas, poe a ferver c/ sal depois de cozidas em uma frigideira com manteiga poe as batatas e deixe dourar.
ESPINAFRE- lavar bem corta igual couve bem fino,quando esta preparando o arroz com a cebola coloca o espinafre, junto com abobrinha ralada.Gosto muito de GRAO DE BICO,deixo de molho a noite outro dia poe a cozinhar, depois de cozido,tempera com cebolas,azeite,quando engrossar,no final poe salsa,e rucula lavada e cortada,3 tomates sem pele e sementes cortada em cubos.
bjs!
[Responder]
Vegetariano não come soja? E posso saber o por quê?
[Responder]
Montagna Reply:
Maio 12th, 2010 at 13:43
Claro, Umberto! Se você quiser ser literal, então concordemos que vegetariano come soja, pois não é carne. Entretanto, não precisa e não deve – na minha opinião, claro – pois todo vegetariano deve ser um cartão de visitas do vegetarianismo, e por isso mesmo deve lutar contra o estereótipo de que nossa alimentação é ruim e tem que comer soja para “substituir” a carne (como se a carne fosse algo bom que exigisse substituição).
Vegetariano não precisa de soja. Na Índia, os quase 1 bilhão de hindus são vegetarianos e não comem soja, arroz integral, açúcar mascavo, tofú, nem qualquer outra alucinação culinário-naturéba ocidental.
[Responder]
fernanda Reply:
Fevereiro 25th, 2011 at 20:22
eh um statement ridiculo dizer: voce sabia q vegetariano nao come soja? — eu gosto do gosto da soja e nao penso nela como substituiçao da carne e sim nos beneficios e no sabor desta… vegetariano nao deveria ser bitolado assim. sou vegetariana ha 15 anos e como soja portanto acho ofensivo q alguem faça um statement deste tipo… mais apropriado seria dizer : vc sabia q vegetariano nao precisa comer soja? — dai tudo bem. abram a cabeça gente , nao da p ser assim senao assusta quem quer mudar e ser vegetariano tb, fazer statement assim fica soando radical
[Responder]
Montagna Reply:
Fevereiro 26th, 2011 at 10:54
Obrigado pelas contribuições, Fernanda.
[Responder]
raquel queiroz Reply:
Janeiro 3rd, 2012 at 10:31
Meu marido é portador de ácido úrico e tem crises de gota. Quais os alimentos que podemos introduzir na dieta dele em substituição aos feijões, já que estes desencadeiam crises agudas da doença?
E eu, portadora de endometriose, tenho que ficar bem longe de soja e seus derivados, portanto, não comemos soja de jeito nenhum!!!!
[Responder]
Gostaria de passar a informação que a diabetes é uma pandemia no mundo (1 bilhão), e que os hindus tem milhões! (parece que uma pesquisa recente confirmou 100 milhões de hindus), portanto creio ser desinteressante usar los como exemplo, também não ter preconceito com as soluções ocidentais e simplesmente respeitar. Saiu um artigo da Sonia Hirsch sobre Soja falando dos malefícios e as formas “seguras” de consumir pra quem tiver vontade, no blog alimentação viva e sustentabilidade.
[Responder]
Tornei-me vegetariano há um mês apenas. O fato decisivo foi ver a crueldade com os animais. Achei deplorável e decidi não fazer mais parte dessa matança. Estou surpreso que não é preciso comer soja, que aliás acho horrível. Desejaria muito orientação sobre o que comer, pois, como disse, sou novato.Abraços, Gilberto
[Responder]
Lane Reply:
Outubro 27th, 2010 at 18:00
Lindo essa sua atitude Gilberto eu também me tornei vegetáriana por causa disso, por pena dos animais. Eles não merecem morrer. Beijos.
[Responder]
Montagna Reply:
Novembro 11th, 2010 at 13:18
Nem soja, nem saladas. Faça muitos pratos de forno e de fogão e pode se esbaldar com souflés, tortas, quiches, feijões, strogonoffs, refogados, assados, tudo com as milhares de combinações entre verduras, legumes, raízes, hortaliças, grãos, queijos, leite, ovos, e por aí vai. Tendo uma dieta minimamente balanceada, já estaremos supridos com todos os aminoácidos essenciais, Gilberto. Um abração!
[Responder]
bruno Reply:
Janeiro 1st, 2011 at 13:16
que lindo!com peninha dos animais!quando o ser humano vai descer do pedestal e assumir que é um tbm?
Sinceramente eu nunca vi um leão aplicar uma anestezia na hora de matar a presa.Isso é natural,é a lei da natureza!um animal come o outro,e vc comendo ou ñ,um dia algum animal vaise alimentar de vc(processo de decomposição)!Além disso,para que a carne seja realmente boa,o animal deve morrer de forma rapida e indolor(pq os hormonios liberados quando o animal se estressa prejudicam a qualidade da carne).O gado no Brasil é criado de forma extensiva,e os abatedouros seguem normas(exeto os abatedouros clandestinos,mas aí é outra historia) de higiene e do tratamento dos animais.
o unico motivo para reduzir a quantidade de carne na dieta seria o de saúde mesmo,e mesmo assim isso ainda causaria problemas economicos para o brasil.
Obrigado pela atenção.reveja seus conceitos(o cara que comentou) e otimo post(essa é pro dono do blog)
[Responder]
Beatriz Reply:
Março 3rd, 2011 at 15:42
Entao eh correto reproduzir e “criar” uma animal soh pra alguem come-lo? Voce jah viu afinal como eh feita a sua carne? Eu ja vi e nao comeria nenhuma carne de novo…Mesmo que se tiver que morrer por isso! Um porco eh capas de jogar video game!!!Conheca o animal que voce come primeiro.Eh da natureza do leao matar pra comer,nao eh o caso do ser humano.NOSSO CORPO EH VEGETARIANO,ha muito tempo foi criado a mania de comer carne!
[Responder]
Felipe Reply:
Maio 12th, 2011 at 17:10
Bruno, você é um animal racional.
Você pensa.
Por isso mesmo, têm o livre arbítrio.
Imagine que o mundo fora destítuido de seres, ou seja, só sobrou a raça humana e os seres que o habitam por simbiose. Não sobrou nada na Terra. Nem sequer um vírus paira pela atmosfera terrestre.
O homem iria dar um jeito para sobreviver, pois ele pensa, é capaz de criar, inovar.
Assim faria com a alimentação. Poderia começar, por exemplo, transformando energia em matéria.
Não foi assim quando o homem precisou caçar? Inventou a lança, pois não possui dentes nem garras afiadas! Ou quando achou necessário voar como um pássaro (avião-e o homem não tem asas), ou mergulhar como um peixe (submarino-e o homem não tem brânquias)…
Achar-se animal no mesmo pedestal é menosprezar sua inteligência. Querer continuar na cadeia alimentar é não vislumbrar futuro. Esteja a frente do seu tempo!
Pense nisso.
[Responder]
Felipe Reply:
Maio 12th, 2011 at 17:16
Quanto à questão econômica, você tem toda a razão.
Mas… não vamos pensar no conjunto. Pense na sua mudança, primeiramente.
A economia segue o fluxo das necessidades humanas – necessidades ilimitadas para recursos limitados.
Se a demanda por carne diminuir, certamente outra demanda irá aumentar – a dos bens substitutos da carne. E a oferta iria acompanhar essa demanda, gradualmente.
O mundo se adaptaria a isso. Ele se adaptaria a você e a todos que demandarem novos produtos.
“Devemos ser a mudança que queremos ver.”
Felipe
[Responder]
Cristina Reply:
Maio 20th, 2011 at 12:47
Caro Bruno,
Comentando sua frase inicial: É claro que somos animais também! Psicologicamente falando o que nos difere dos demais é a nossa inteligência abstrata (uma vez que os outros possuem apenas inteligência prática, não desenvolvendo Z.D.P.), dessa forma somos a única espécie animal da Terra capaz de pensar/raciocinar sobre, isso faz com que eu pense sobre o ato de tirar a vida dos demais e conclua, dentro de meus valores, que isso é inaceitável e absurdamente cruel.
Sua frase “Isso é natural, é a lei da natureza!um animal come o outro[...]“, com todo respeito, além de ridícula, é contraditória pois, biologicamente, temos animais carnívoros, ovíparos, herbívoros e detritívoros (que fazem nosso processo de decomposição), logo um Rinoceronte jamais se alimentaria de uma Tartaruga. Segundo muitos estudos/pesquisas realizados, o Ser Humano tem origem frugivorista, entretanto no processo de evolução a busca por alimento se tornou precária e acabaram iniciando uma vida onívora, resumidamente.
Bem, é no mínimo engraçada a sua falta de informação sobre abate. Para que a “carne seja boa” é preciso que o animal passe pela sangria, que é o ato de perfurar a veia principal de animal, com ele vivo, e deixar que todo o sangue saia, com ele vivo!(É por isso que eles ficam pendurados pelo pé). Mas é claro, com isso ele irá morrer, após muita dor, mas irá. Além disso o extresse que eles animais sofrem quando são levados para o abatedouro e no tempo em que ficam lá até serem abatidos, é visível (quem puder visitar, vá!) e extremamente cruel (eles precisam levar choque para entrarem no abatedouro, porque após ouvir o grito de um, todos fazem de tudo para fugir). Isso de tratando dos “abatedouros modelo”, imagine os demais! Sinceramente, eu não tenho falta de consciência suficiente para contribuir/apoiar tamanha crueldade!
A saúde melhora e muito! O meio ambiente agradece! E a economia do Brasil também, teremos muitos campos para plantação, podendo exportar mais alimentos e importar muito menos!
Obrigada pela atenção!
Reveja seus conceitos e suas informações.
[Responder]
CRISTINA Reply:
Julho 30th, 2011 at 17:58
Falow e disse TUDOOOOOOO Guria!!ÉS demaisssssssss…Grande cabeça;…é de pessoas com seu raciocinio que o mundo precisa.Beijaooo
[Responder]
Vivian Reply:
Outubro 17th, 2011 at 1:05
Parabéns pela brilhante resposta!! Assino embaixo.
[Responder]
Sell Reply:
Agosto 2nd, 2011 at 13:55
Vc qe tem qe rever os seus conceitos,ser vegetariano é uma forma linda de ta de bem com a natureza pq Deus nos colocou no mundo com todo amor e carinho e não vamos comer uns ao outros .Pense nisso . Bjão
[Responder]
Jardel Reply:
Dezembro 6th, 2011 at 3:00
Eu estou neste momento exatamente na mesma situação que o Gilberto, há um mês, pelo mesmo motivo e me sentindo muito bem. Pode parecer precipitação a princípio, mas tenho certeza que não vou voltar a comer carne. Por outro lado, ao contrário dele, adoro tudo o que tem soja =D
[Responder]
E as receitinhas para os novos vegetarianos que vao ter que começar a cozinar poque todo mundo em casa come carne ????? ajudem ai
[Responder]
Montagna, vou procurar conhecer a culinária indiana, mas também não entendi sua posição de que vegetariano não come soja. Por que você acha que não devemos? Só pelo estereótipo? Eu não como soja todos os dias, mas gosto sim de pratos com soja, não com o pensamento de obrigação de substituir a carne, mas pela versatilidade de pratos que se pode fazer e pelo valor nutricional. Será que, só pelo estereótipo, eu deveria parar de comer soja? Ou você tem outros argumentos?
Obrigada.
[Responder]
AnaFrigo Reply:
Novembro 11th, 2010 at 13:11
Concordo plenamente com suas palavras, Alyni.
[Responder]
Montagna Reply:
Novembro 11th, 2010 at 13:34
Olá, Alyni. Você se comunica muito bem. Quero encorajá-la a manter a sua alimentação com soja, pois você a está comendo porque gosta do sabor e sabe que não é preciso colocá-la no cardápio para substituir a carne. O meu foco, Alyni, é extinguir o mito de que para ser vegetariano é preciso comer soja. Além de isso ser uma inverdade, devemos admitir que a soja é um alimento que praticamente ninguém come. Se ninguém come, é um alimento estranho, diferente. Logo, para as pessoas, ser vegetariano implica em comer coisas estranhas e diferentes. Para as pessoas em geral, se tornar vegetariano significa largar o sanduíche gostoso, prensado, com queijo bom e forte e bem temperado, por um sanduíche “natural”, frio, com cenoura e beterraba raladas e algum queijo branco e sem graça. Ou seja: o mundo não sabe o que é vegetarianismo. E todos acham que vegetariano tem que comer soja. Soja não é carne, Alyni. Todos nós temos o direito de comer o que quisermos e, sendo vegetarianos, a soja está incluída em nosso leque de opções. Contudo, assumo a missão hercúlea de lutar contra este enorme paradigma que as revistas ficam perpetuando. O paradigma de que vegetariano come comida ruim, comida macrobiótica, açúcar mascavo, tofú, queijo ricota, arroz integral, massa integral e seca, horrível, alpiste de passarinho etc. E soja.
Enquanto houver este paradigma rolando pelo mundo, as pessoas não se tornarão vegetarianas, Alyni.
Fico feliz porque você não está sendo manipulada. Você come soja porque quer, e não porque acha que precisa. Então, repito: coma soja à vontade, querida. Mas avise seus amigos de que não é preciso comer soja para ser vegetariano.
Obrigado,
Alexandre Montagna
[Responder]
Beatriz Reply:
Março 3rd, 2011 at 15:45
As pessoas nao se tornam vegetarianas por que eh mais facil manter a vida deles como esta,sem pensar, nao pelo o mito da soja!
[Responder]
Ale, talvez fosse interessante vc reformular a afirmação sobre a soja… afinal, este é também um excelente alimento… mas vale ressaltar que o seu cultivo, por gerar enorme riqueza, tenha se tornado um dos principais fatores para a eliminação das florestas em Mato Grosso e em outros tantos lugares…
[Responder]
Beatriz Reply:
Março 3rd, 2011 at 15:46
Mesmo com toda a destruicao, a soja eh melhor que a carne…Sabe quanta agua a gente desperdica pra alimentar e hidratar uma vaca que no final vai ser morta?
[Responder]
Montagna Reply:
Dezembro 29th, 2011 at 0:02
Muito obrigado pelo feedback, Ri.
[Responder]
eu amo soja!
[Responder]
Montagna Reply:
Novembro 11th, 2010 at 13:39
Obrigado pela contribuição, Adriana. Vou revisar o texto do Uni-Veg para que as orientações expostas não magoem os adeptos deste grão. Um beijo.
[Responder]
francyska almeida Reply:
Março 12th, 2011 at 13:22
olá!
Sabem o que na nossa cabeça em relação a esse grão milagroso?
A nossa desinformação. Se a soja não fosse uma alimentação substituta a EMBRAPA SOJA
não estaria cumprindo o seu papel.
E mais: as pessoas não sabem prepará-la. A soja amigos é um grão milagroso.
O que produzo nas minhas oficinas ou cursos,não sobra nada!
Quanto ao sem graça tofu, vc dar o sabor que quiser a ele.Seu uso é ilimitado.
Com o grão faço um bife, conserva, farinha etc.
Abraços de luz: Francyska Almeida-sojacomluz@yahoo.com.br
Fort-Ce-Brasil.
[Responder]
ola amigos Veg me tornei veg a 2 anos e dai passo a contar minha vida,sou feliz e agradeço a cada dia por ter me dispertado p realidade ..bjoo
[Responder]
Montagna Reply:
Novembro 11th, 2010 at 13:42
Obrigado pela sua contribuição, Fada! Parabéns pelos 2 anos de vegetarianismo!!
[Responder]
Ola me chamo camila e tenho 19 anos, sou vegetariana a 4 anos e não tenho nenhum amigo como eu, gostaria de fazer amigos(as) vegetarios(as) me add ai no msn: yumi_rbd@hotmail.com
[Responder]
Montagna Reply:
Novembro 6th, 2010 at 14:40
Olá, Camila. Parabéns pelos 4 anos de vegetarianismo. Para interagir com os amigos, você pode entrar perfil do Uni-Veg no Facebook (http://www.facebook.com/univeg) e também na página (http://pt-br.facebook.com/pages/Uni-Veg-Vegetarianos-Unidos/170598312966967). Abração!
[Responder]
Me tornei vegetáriana faz quase dois anos. Gostaria de saber em quais alimentos eu encontro a vitamina B12 pois me disseram que essa vitamina é mais encontrada na carne dos animais.Beijos.
[Responder]
Montagna Reply:
Novembro 6th, 2010 at 14:44
Lane, saiba tudo sobre a vitamina B12 neste link: http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/tudo-ou-quase-tudo-sobre-a-vitamina-b12-cobalamina. Beijos.
[Responder]
Olá!
Sou vetáriana a 15 anos.Eu adoro pratos feitos com soja, não acho q a soja tenha gosto ruim.
[Responder]
Montagna Reply:
Novembro 11th, 2010 at 14:37
Olá, Ana. Obrigado pelo seu ingresso no portal Uni-Veg. Sugiro que você leia minha resposta ao comentário da Alyni, em que esclareço o posicionamento quando à soja. Parabéns pelos 15 anos vegetarianismo. Bodas de Cristal!
[Responder]
Então, pelo visto ainda não sou vegetariana, pois ainda consigo comer peixes, mas carne vermelha e frango de jeito nenhum. Comecei a 2 anos, não por filosofia, nem por religião, mas por ficar enojada qdo ouvi um vegetariano no PROGRAMA SEM CENSURA , nos fazendo imaginar , um animal no pasto, ai vc mata frita e come, fiquei imaginando a cena, e me deu mto nojo…O pior de tudo é que tenho que cozinhar isso para minha familia. Não emagreci nada , a principio, agora , de uns 4 meses pra cá emagreci +- uns 4 quilos, faço muita fritura, provavelmente seja isso que estou encontrando dificuldades. Gostaria de umas receitas praticas, algumas dicas. Obg.
[Responder]
Quero receitas e dicas do que comer… tem sido dificil , ja estou indo pro 6o ano=)
[Responder]
Gloria Gurgel Reply:
Maio 2nd, 2011 at 16:05
Boa tarde
Gostaria de recber receitas de comidas vegetarianas
[Responder]
maria Reply:
Maio 25th, 2011 at 0:51
sim sim ! por favor =)
[Responder]
Gente, coloca em um site de busca na internet : receitas vegetarianas
Vai aparecer um monte. Eu gosto desse blog:
http://cantinhovegetariano.blogspot.com
Bjs
[Responder]
ESTAVA LENDO ESTE SITE E ADOREI OS TEXTOS MUITO BEM EXPLICADOS, VOU ME TORNAR VEGETARIANA E NEM SEI POR ONDE COMEÇAR, SE TIVER ALGUMAS RECEITAS PARA ME PASSAR EU AGRADEÇO.
TENHO COLESTEROL ENZIMÁTICO E NÃO POSSO COMER FRITURAS. GRATA
[Responder]
Eu acho muita hipocrisia deixar de comer carne para não matar animais, é o ciclo da vida e os vegetais são seres vivos, se tem um motivo que eu considero digno para virar vegetariana é a saúde
[Responder]
Roberta Reply:
Maio 29th, 2011 at 2:58
Parece que muitas pessoas precisam rever seus conceitos hein… e uma delas é voce. Cada um tem sua opinião, e ninguem pode mudar o que voce pensa ou deixa de pensar, então, aqui vai a minha opinião:
Em 1° lugar, hipocrisia não é deixar de comer carne, hipocrisia é ver um animal sendo morto, sabendo que voce está contribuindo para isso, e fingir que nada demais está acontecendo, É uma vida, talvez até mais valiosa que a de muitos por ai #dica
Então os que são vegetarianos por opção não são dignos? Por favor né… não ser adepto é uma coisa, mas ofender os que são já é outra
[Responder]
Roberta Reply:
Maio 29th, 2011 at 3:10
Hmmm aproveita que voce veio a um site vegetariano, e leia os outros posts tambem, se voce clicar onde tá escrito “Quero me tornar vegetariano” vai ler isso: “Plantas não sentem dor. Elas são seres vivos pois possuem corpo físico denso e corpo físico energético (etérico, pránico). Entretanto, elas não tem um sistema nervoso para sofrer e interpretar uma dor. Quando alguém falar que plantas também são seres vivos e que os vegetarianos são insensíveis com os vegetais, não lhe dê ouvidos: ou essa pessoa é completamente imbecil e alienada, ou está querendo chamar a atenção para si com estes argumentos sem sentidos (o que é mais provável).” talvez sirva pra alguma coisa
[Responder]
Olá a todos!
Gostaria de me tornar vegetariana, principalmente a partir do que vi neste site que não é algo tão díficil como a dieta vegana.
Mas mesmo não sentindo falta de carne cozida ou frita, gosto de churrascos e derivados da carne.
Espero que minha motivação venha com a leitura deste site… logo posto meus progressos.
bjs e parabéns pelo site.
[Responder]
Olá (:
Ora bem , eu tenho 16 anos sou vegetariana há exactamente 5 meses, apesar de o desejar ser há já muito mais do que isso. Tive o cuidado de fazer algumas “substituições” alimentares, não foi algo radical de “Hoje deixo de comer carne e peixe e afins e não vou substitu-los por nada”, não , nada disso. Tenho consciência que se faria resentir a falta de nutrientes. Ainda não arranjei o tempo que queria para poder ir a um nutricionista que me guiasse e então decidi postar aqui. É o seguinte, como disse introduzi novos alimentos como soja e assim mas a verdade é que senti menos “produção” por outras palavras sinto-me mais cansada e menos “eficiente”, não consigo fazer tanto quanto fazia antes, acontece que por exemplo, a ler , por vezes não leio coisas, não porque não as quero ler mas sim porque é como se nem sequer as visse ou troco palavras. O problema não é dos olhos, tive o cuidado de realizar exames. Enfim . Gostava que me pudessem dar uma opinião e talvez algumas dicas, afinal de contas sou uma novata
Obrigada.
[Responder]
Quando li o livro do Sugar Blues passei três meses inteiros sem comer açúcar refinado ou qualquer outra forma de açúcar. Ouvi muitos comentários semelhantes aos que um vegetariano ouve: vc precisa repor? eu não preciso repor algo que faz mal! Mas fui obrigada a voltar com o açúcar por um simples motivo: eles colocam açúcar em tudo! Inclusive na nossa pasta de dente! E como era obrigada a fazer minhas refeições no trabalho não estava mais em condições de controlar minha dieta. Meus hemogramas todos normais e muito bons até! Agora que estou numa situação onde posso controlar completamente minha dieta decidi embarcar logo no vegetarianismo. Motivo nossos luxos alimentares causam graves consequencias ao mundo. Meu estopim foi os safares no pantanal promovidos por agropecuarios!
[Responder]
Ai muito engraçado as pessoas acharem que vegetarianos comem soja e folhas somente!!!
Nossa, soja até que como pois adoro!!mas é engraçado quando as pessoas fazem coisas pra me receber só com saladas..eu detesto coisas verde, folhas..não como praticamente nenhuma coisa verde…blaght..ai me fazem bócolis, couve flor, beringela..nosa empada de rúcula.. ficam doidos e questionam: o que vc Come então? tudo menos carne e coisas verdes!!!
PS: tenho 30 anos e nunca comi carne na minha vida!!!
[Responder]
Olá,
Gostei muito desse site, porém na minha opinião percebi que muita gente aqui não respeita quem come carne…vi vários comentários desrespeitosos, acredito que temos que nos respeitar assim como quem come carne deve respeitar quem nao come, quem nao come tambem deve respeitar quem come. Gostaria de me tornar vegetariana, porque sei que contribuo com a morte dos animais para usa-los na minha alimentaçao’. Consegui ficar um mes sem comer carne, mas é realmente um vício…vou tentar novamente.Ás vezes fico pensando que apesar de nao comer carne, os vegetarianos comem queijo, ovos e bebem leite e isso também traz sofrimento para os animais…
[Responder]
O chato é saber que mesmo tornando-se vegetariano, a gente continua usando xampu, cremes e outros produtos que também sua produção também é responsável pela morte de vários animais
[Responder]